Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

                         SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
‘’PAUSA’’ de Moacir Scliar
Público alvo:9º ano
Justificativa: Motivar os alunos a ler de maneira prazerosa,despertar o gosto pela leitura.
Objetivo: Levar os alunos a ler de maneira significativa, refletir sobre texto fazendo uma leitura crítica.
ANTES DA LEITURA:
Ativação do conhecimento prévio do aluno e checagem de hipóteses, estudo do vocabulário.
Ler textos e poesias com o assunto do texto:
INFERÊNCIAS SOBRE O TEXTO:
Vídeo  e música de J. Quest: Só hoje,
Vídeo e música: Cotidiano  de Chico Buarque
Refletir sobre os filmes :Abrir rodas de conversa, apresentação das discussões.
LEITURA DO TEXTO
Com tema:    ‘’Apesar de não podermos voltar e fazer novo começo , que tal fazermos um novo fim para nossa história’’
Reproduzir poesias e textos referentes ao texto, apresentação de painéis com ilustrações, HQ, e reflexões reflexivas sobre o trabalho feito





quinta-feira, 13 de junho de 2013

PERFIL

MARIA LISBOA DOS SANTOS



   Sou  professora de LÍNGUA PORTUGUESA na escola Eliza Ribeiro , na cidade de Itapevi, adoro novas práticas e projetos especiais voltados à aprendizagem.



sábado, 8 de junho de 2013

CANTINHO DA LEITURA


PROJETO: CANTINHO DA  LEITURA

Objetivo:


Incentivar a comunidade escolar, pais , professores e alunos  a desenvolver o gosto pela leitura de modo prazeroso.

Estratégias:


  • Leitura e Contação de história ,
  • Organização de acervos literários envolvendo todos os gêneros.
Organização de eventos como: saraus,teatros,dramatizações de histórias,exposição de desenhos e produções em quadrinhos.
Estratégias:

  • Histórias lidas pelos alunos e pela comunidade.
  • Brincadeiras e jogos de reflexão.
  • painéis e murais coletivos 
  • Trabalhos contextualizados e dinâmicos interdisciplinares.
Ações:


  • Atendimento à comunidade;
  • Empréstimos de livros;
  • Criação do cantinho da leitura;
  • Empréstimos de livros;
  • Organização de grupos para a realização dos teatros;
  • Exposição dos trabalhos:produções, textos,desenhos e reproduções escritas.








quinta-feira, 6 de junho de 2013

Hora do banho... hora de incentivar a leitura!

Pessoal, para quem está sem ideias para ajudar a cultivar bons hábitos de leitura nos pequenos, eis uma novidade: livro de banho!!! Totalmente a prova d'água!

Até a hora do Banho pode servir de cenário para grandes aventuras!


Incentivar a leitura... Um dever de todos!

Nos dias atuais, é muito comum ver as crianças pequenas  dominando a tecnologia. Os pais estão ocupados demais para   ler um livro, brincar e incentivar seus próprios filhos. O que todo mundo sabe, ou que deveria saber,é que a educação não é dever só da escola, mas sim de todos. E ma das tarefas que os pais e os futuros pais poderiam adotar, é a de estimular a leitura nos pequenos, o que pode ser feito desde o nascimento do bebê. E são muitas as formas de se fazerem isso. Sentar-se com o bebê, pegar um livro bem colorido e ler uma história! Colocando emoção na voz, fazer os barulhos, criar o suspense! E ao passar dos anos aumentar as respectivas atividades, como as ilustrações da história, teatros, elaborar outro final. Inventar a história. Dessa forma, Você não estará só incentivando hábitos, mas atitudes importantíssimas que refletirá em todo o processo de desenvolvimento. Neste sentido podemos contribuir de forma efetivamente significativa na vida da criança.

Vídeo motivacional



Video Motivacional



Professora, amei o vídeo postado, ele leva-nos a refletir sobre o percurso de vida que temos e  os desafios que vamos enfrentar! A emoção tomou conta de mim...imaginei-me velhinha e pensando em tudo que consegui por mim e pelos pupilos que passaram por minha vida...O mais importante é SONHAR, traçar nossos objetivos e um dia ter a convicção da vitória  ''VALEU A PENA, SONHEI, VIVI E VENCI''....
Um grande beijo e continue assim ...somos vencedores amamos o que fazemos......NEUSA PAES

Diferentes maneiras de Contar histórias



Diferentes Maneiras de contar histórias...






Para refletir - Saudade, um amor que fica!


Ontem, recebi esse texto da minha filha e achei muito bonito. Me senti então com obrigação de compartilhá-lo com vocês.

SAUDADE É AMOR QUE FICA.



Um anjo que por mim passou

Médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional, com toda vivencia e experiência que o exercício da medicina nos traz, posso afirmar que cresci e me modifiquei com os
dramas vivenciados pelos meus pacientes. Dizem que a dor é quem ensina a gemer.

Não conhecemos nossa verdadeira dimensão, até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além. Descobrimos uma força mágica que nos ergue, nos anima, e não raro, nos descobrimos confortando aqueles que vieram para nos confortar.

No início da minha vida profissional, senti-me atraído em tratar crianças, me entusiasmei com a oncologia infantil. Tinha, e tenho ainda hoje, um carinho muito grande por crianças. Elas nos enternecem e nos surpreendem como suas maneiras simples e diretas de ver o mundo, sem meias verdades.

Nós médicos somos treinados para nos sentirmos "deuses". Só que não o somos! Não acho o sentimento de onipotência de todo ruim, se bem dosado. É este sentimento que nos impulsiona, que nos ajuda a vencer desafios, a se rebelar contra a morte e a tentar ir sempre mais além.
Se mal dosado, porém, este sentimento será de arrogância e prepotência, o que não é bom. Quando perdemos um paciente, voltamos à planície, experimentamos o fracasso e os limites que a ciência nos impõe e entendemos que não somos deuses. Somos forçados a reconhecer nossos limites.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. Nesse hospital, comecei a frequentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria. Mas também comecei a vivenciar os dramas dos meus pacientes, particularmente os das crianças, que via como vítimas inocentes desta terrível doença que é o câncer.

Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim.

Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada porém por 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções, e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia.


Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos algumas vezes, e isto é humano! Mas via confiança e determinação. Ela entregava o bracinho à enfermeira, e com uma lágrima nos olhos dizia: faça tia, é preciso para eu ficar boa.

Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

Meu anjo respondeu:

- Tio, disse-me ela, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!
Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:
- E o que a morte representa para você, minha querida?
- Olha tio, quando agente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é? (Lembrei minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, costumavam dormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)
- É isso mesmo, e então?
- Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?
- É isso mesmo querida, você é muito esperta!
- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei "entupigaitado" . Boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocado com o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimento acelerou, com a visão e grande espiritualidade desta
criança, fiquei parado, sem ação.
- E minha mãe vai ficar com muitas saudades minha, emendou ela. Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei ao meu anjo: - E o que a saudade significa para você, minha querida?

- Não sabe não tio? Saudade é o amor que fica!


Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica!
Um anjo passou por mim...
Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos, nossa transcendência.


Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas me deixou uma grande lição, vindo de alguém que jamais pensei, por ser criança e portadora de grave doença, e a quem nunca mais esqueci. Deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores.


Hoje, quando a noite chega e o céu está limpo, vejo uma linda estrela a quem chamo "meu anjo, que brilha e resplandece no céu. Imagino ser ela, fulgurante em sua nova e eterna casa. 

Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que ensinastes, pela ajuda que me destes.


Que bom que existe saudades!



O amor que ficou é eterno.


Rogério Brandão
Médico oncologista clinico

Quem sou eu - Marliene Prado









Olá pessoal!!
Estou atuando na Rede Estadual há 13 anos. Meu desejo é tornar-me cada dia mais competente, profissionalmente, falando, gosto muito de estudar, pesquisar, aprender e transmitir o conhecimento. Nas horas livres gosto de ler, conversar com os amigos, bater papo no face com meus alunos, sair com minhas filhas, ir à igreja, etc. Meus livros favoritos são:  "Amor de perdição " ," Senhora" e "Os miseráveis". Amo minha família e por ela tenho buscado ofertar o melhor de mim!!!
Desejo a todos felicidades e muito sucesso nesta nova etapa de ensino-aprendizagem!!! 

Quem Sou EU - Neusa Paes







Sou professora desde 1989, escolhi esta profissão por gostar da mesma, tenho admiração por bons professores que desenvolvem seu trabalho com empenho e dedicação, sou exigente comigo mesma e fico muito aborrecida quando não consigo atingir meus objetivos, sou perseverante e amo o trabalho honesto e digno.

terça-feira, 4 de junho de 2013

 BLOG LEITURA NA ESCOLA

   Este blog é um produto do estudo do curso de língua portuguesa desenvolvido pela MGME , tivemos encontros presenciais, no qual pudemos trocar experiências com nossos colegas e ter acesso a um grande acervo para enriquecer nosso trabalho em sala de aula.

Integrantes

INTEGRANTES DO GRUPO 6:
Maria Lisboa dos Santos
Maria Marliene de Souza Prado
Neusa Paes de Siqueira
Paulo José Albanez
''Já foi o tempo em que LER E ESCREVER era uma tarefa só do professor de português, é hora de todos os professores  da escola ,desenvolver projetos para que nossos alunos, nosso principal objetivo passe a ser o foco de nossas atenções"

"ENSINAR A LER E A ESCREVER É DEVER DE TODOS"

        Ensinar a ler e a escrever é dever de todos os educadores, as disciplinas devem interagir entre si.  A prática da leitura deve começar por nós educadores. Como o professor quer que seus alunos leiam,escrevam, busquem conhecimento se ele mesmo nao o faz?
       LER é muito mais que o sentido próprio da palavra, é viajar pelas palavras, ideias,pelo tempo, pela interpretação das palavras dos gestos , dos gráficos,dos números, das artes...É refletir, fazer uma leitura de mundo.
     A prática da leitura deve ser uma constante, eu quero entao tenho que ir atrás de meus objetivos...Reclamar  : ''Meu aluno não lê, não escreve", de que adianta? Temos que primeiro nos capacitar, estar aberto às novas formas de conhecimento, aumentando a cada dia nossas formas de habilidades com a leitura.


MOTIVAR, DINAMIZAR A AULA DEVE SER O FOCO DE NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM

  Ser um professor motivado, não é fácil, mas nada impede que  planeje suas aulas com empenho, tornar suas aulas interessantes, buscar meios para que a leitura passe a ser um hábito. despertar isto no aluno, como forma de ver a leitura como um meio de reflexão, de inserção no mundo, um indivíduo mais informado e crítico nas suas tomadas de decisões.


LER É UM PROCESSO DINÂMICO


   Ler é oportunizar momentos propícios de formas variadas, um leva ao ao outro ,ler faz  parte do nosso dia-a -dia , o mundo a nosso redor gera em torno da leitura e não há como fugir,esta em todo o espaço do indívíduo e  dinamizar o processo é importante pois a leitura não está só nos livros, está também nos jornais, nas imagens nos sinais, nas placas, na mídia, na internet.
 Na verdade as ferramentas já temos, falta incentivo e exercício da leitura das mais variadas formas.Desenvolver as habilidades e competência para ler e escrever deve tornar-se um exercício diário e incentivador.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A ESCOLA LENDO E ESCREVENDO



 A ESCOLA LENDO E ESCREVENDO






Oi gente! É hora de começar a escrever...





VIAJAR PELOS LIVROS                                                                                            
   


LEVAR OS ALUNOS A TER NOVOS OLHARES SOBRE SI MESMOS E SOBRE O MUNDO,COMPREENDER AS DIFERENTES CULTURAS, APRENDER COM OS CONFLITOS, AMAR A SI MESMOS E AOS OUTROS E TER UMA MAIOR  DIMENSÃO DO CONHECIMENTO , ENSINAR QUE A LEITURA , O CONHECIMEMENTO É ALGO QUE NÃO TEM VALOR EM DINHEIRO E SIM UM VALOR PRECIOSO QUE NINGUÉM PODE TIRAR NOS.