Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

''Já foi o tempo em que LER E ESCREVER era uma tarefa só do professor de português, é hora de todos os professores  da escola ,desenvolver projetos para que nossos alunos, nosso principal objetivo passe a ser o foco de nossas atenções"

"ENSINAR A LER E A ESCREVER É DEVER DE TODOS"

        Ensinar a ler e a escrever é dever de todos os educadores, as disciplinas devem interagir entre si.  A prática da leitura deve começar por nós educadores. Como o professor quer que seus alunos leiam,escrevam, busquem conhecimento se ele mesmo nao o faz?
       LER é muito mais que o sentido próprio da palavra, é viajar pelas palavras, ideias,pelo tempo, pela interpretação das palavras dos gestos , dos gráficos,dos números, das artes...É refletir, fazer uma leitura de mundo.
     A prática da leitura deve ser uma constante, eu quero entao tenho que ir atrás de meus objetivos...Reclamar  : ''Meu aluno não lê, não escreve", de que adianta? Temos que primeiro nos capacitar, estar aberto às novas formas de conhecimento, aumentando a cada dia nossas formas de habilidades com a leitura.


MOTIVAR, DINAMIZAR A AULA DEVE SER O FOCO DE NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM

  Ser um professor motivado, não é fácil, mas nada impede que  planeje suas aulas com empenho, tornar suas aulas interessantes, buscar meios para que a leitura passe a ser um hábito. despertar isto no aluno, como forma de ver a leitura como um meio de reflexão, de inserção no mundo, um indivíduo mais informado e crítico nas suas tomadas de decisões.


LER É UM PROCESSO DINÂMICO


   Ler é oportunizar momentos propícios de formas variadas, um leva ao ao outro ,ler faz  parte do nosso dia-a -dia , o mundo a nosso redor gera em torno da leitura e não há como fugir,esta em todo o espaço do indívíduo e  dinamizar o processo é importante pois a leitura não está só nos livros, está também nos jornais, nas imagens nos sinais, nas placas, na mídia, na internet.
 Na verdade as ferramentas já temos, falta incentivo e exercício da leitura das mais variadas formas.Desenvolver as habilidades e competência para ler e escrever deve tornar-se um exercício diário e incentivador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário